Título: BB comemora êxito de emissão
Autor: Fabio Graner
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/01/2006, Economia & Negócios, p. B6

BRASÍLIA - Banco do Brasil (BB) comemorou ontem a forte procura de US$ 4,2 bilhões pelos bônus perpétuos que a instituição lançou no mercado internacional na sexta-feira. Bônus perpétuos são títulos que não têm data de vencimento, ou seja, pagam juros para o investidor por período ilimitado. Por essa emissão, o BB obteve US$ 500 milhões, que servirão, sobretudo, para aumentar o volume de crédito ao comércio exterior. ¿Sem falsa modéstia, este é um evento histórico pela demanda, pelo volume de papéis colocados e pelo sinal positivo da percepção do mercado internacional em relação ao risco Brasil e ao risco do Banco do Brasil¿, afirmou o vice-presidente da área de Negócios da instituição, José Maria Rabelo. ¿Foi além das nossas expectativas¿, completou.

Para ele, o apetite dos investidores pelos bônus perpétuos, mais do que a melhora na avaliação de risco do Brasil como um todo, reflete a avaliação positiva sobre a saúde do banco e seu desempenho nos últimos anos. ¿Os investidores olharam nossa base de clientes, os resultados, a evolução de indicadores de eficiência, carteira de crédito, financiamento ao consumo, comércio exterior e viram que o BB tem uma base de negócios sustentável¿, disse Rabelo.

Para o comando do banco, a participação dos investidores asiáticos na emissão foi uma novidade importante. Segundo o diretor da Área Internacional do BB, Augusto Braúna Pinheiro, os asiáticos adquiriram 53,7% dos US$ 500 milhões emitidos, enquanto os europeus adquiram 26,5%, os americanos, 13,4% e os brasileiros, 6,4%. De acordo com o diretor do BB, essas participações são proporcionais à demanda dos investidores dessas regiões.

Outro motivo de comemoração foi a taxa de juros que o banco vai pagar aos investidores: 7,95% ao ano. Foi a primeira vez que uma emissão desse tipo no setor bancário do País pagou prêmio inferior a 8% ao ano.