Título: Novos horários das agências do INSS começam amanhã
Autor: Paulo Pinheiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/01/2006, Economia & Negócios, p. B6

Segurados ganham quatro horas de atendimento; postos abrirão das 8 às 18 horas ou das 7 às 17 horas

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) funcionarão a partir de amanhã com horário ampliado, a maioria por dez horas, para atender o público. A ampliação no horário cumpre a Resolução n.º 6 do Ministério da Previdência Social, que determina que as agências estiquem o atendimento das 8 às 18 horas. A mudança representa um acréscimo de quatro horas no antigo horário, que vigorou até sexta-feira, das 7 às 14 horas. Segundo o Ministério da Previdência Social, até sexta-feira, das 1.197 existentes em todo o País, 165 agências ainda continuarão atendendo o público no antigo horário.

No Estado de São Paulo, das 25 agências da capital, 23 passarão a funcionar por 10 horas ininterruptas, das 7 às 17 horas ou das 8 às 18 horas (ver quadro ao lado). Dos 14 postos do INSS na Grande São Paulo, 7 atenderão nos novos horários. No interior, das 125 unidades existentes, 63 abrirão por dez horas.

Pela resolução do ministério, é proibida a distribuição de senhas com a finalidade de limitar o número de atendimentos e, encerrado o horário de funcionamento, todos os segurados que estiverem nas dependências das agências deverão ser atendidos.

HORA MARCADA

As perícias médicas continuarão a ser realizadas com hora marcada, mas, a critério de cada gerência-executiva e agência, a agenda de exames médico-periciais poderá ser esticada das 7 às 21 horas.

Não serão todas as agências que abrirão por dez horas. As unidades que não têm meios técnicos, recursos humanos e logísticos necessários ou cuja procura pelos segurados não justifique a ampliação do expediente poderão ter horário alternativo de atendimento. A agência da Água Branca, na capital, por exemplo, atenderá o público das 8 às 16 horas.

Segundo o Ministério da Previdência Social, na maioria dos postos, o período da tarde será destinado para atendimentos com hora marcada.