Título: Na terra natal, só elogios ao general Elito
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/01/2006, Internacional, p. A12

ARACAJU - ¿Não participei do processo de escolha, mas se tivesse, indicaria o Elito para essa missão.¿ A afirmação é do general-de-brigada e engenheiro militar da reserva Érico Aragão, atualmente morando no Rio, ao se referir a seu colega de turma, o general-de-divisão José Elito Carvalho Siqueira, um dos indicados pelo governo brasileiro para comandar a força de paz da ONU no Haiti, em substituição ao general Urano Bacellar. Colegas de farda e parentes do general Elito em Sergipe são unânimes em afirmar que ele é o mais indicado para o cargo, pois o consideram um dos militares mais brilhantes do Exército.

Desde a infância o Exército faz parte da vida de Elito. Aos 12 anos, ele deixou a cidade de Maruim, a 30 quilômetros de Aracaju, para estudar no Colégio Militar em Salvador. Estudou com o coronel da reserva Joseluci Ramos Prudente, hoje diretor-administrativo da Assembléia Legislativa de Sergipe. De 1964 a 1966, ambos fizeram a Escola Preparatória de Cadetes e de 1966 a 1969 foram para a Academia de Agulhas Negras. Depois, tomaram rumos diferentes. Entre 1993 e 1994, Elito, já coronel, comandou o 28º Batalhão de Caçadores, em Aracaju.

Assim como os colegas, parte da família do general Elito, que reside em Aracaju, elogia sua indicação. ¿Ele nasceu para ser soldado. É um dos oficiais mais brilhantes que conheço¿, disse o empresário sergipano Alberto Carvalho, primo de Elito. O general é casado, tem dois filhos e aguarda o terceiro neto.