Título: Serra e Alckmin falam como candidatos
Autor: Beatriz Abreu e Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2006, Nacional, p. A10

O governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra, pré-candidatos à Presidência da República pelo PSDB, viveram ontem um dia de intensa movimentação política. Os dois se encontraram num almoço com prefeitos tucanos, em São Paulo, fizeram discursos de candidato ¿ pregando união partidária ¿ e vistoriaram obras. O dia terminou com uma viagem do governador a Brasília, decidida em cima da hora. De manhã, Serra deu um puxão de orelha no partido e cobrou maior unidade interna, ao discursar durante o encontro com prefeitos ¿ em sua maioria simpatizantes da candidatura de Alckmin.

¿Divergências internas devem ser tratadas internamente, não em notinhas publicadas nos jornais¿, advertiu Serra. ¿Não podemos dar argumentos para os inimigos.¿

Para o prefeito, questões internas não podem prejudicar a disputa eleitoral. ¿Vamos resolver tudo internamente para estarmos unidos na batalha para o lado de fora¿, defendeu Serra, diante de cerca de 200 prefeitos e membros do Diretório Estadual que participaram do almoço, no Hotel Crowne Plaza.

Tucanos ligados ao governo do Estado entenderam que o recado foi claro. ¿Ele chamou atenção para um problema que preocupa a todos: não podemos alimentar o PT deixando a disputa das prévias passar do limite¿, disse um assessor com trânsito no gabinete do governador.

Convidado de honra do encontro, Alckmin discursou depois de Serra e ganhou aplausos ao afirmar que, se não for o escolhido pelo partido para a disputar a Presidência, será ¿o primeiro a erguer a bandeira e trabalhar pela vitória¿.

¿Se o prefeito Serra for o candidato, vou trabalhar, usar meu prestígio e minha influência para a campanha dele, como trabalhei, aliás, na campanha pela prefeitura da maior cidade do País, que o PSDB nunca tinha ganho¿, disse o governador. Em seguida, reiterou para a platéia sua confiança em que ele seria o escolhido na disputa para indicação do candidato tucano à Presidência.