Título: Renan diz a Lula que aliança pode sair
Autor: Vera Rosa e Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2006, Nacional, p. A10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ala do PMDB capitaneada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), deram ontem o primeiro passo para um acordo eleitoral, que começa pelos palanques estaduais. Na contramão do movimento pela candidatura própria do PMDB ¿ que será reforçado hoje em Brasília com a inscrição do governador gaúcho, Germano Rigotto, nas prévias do partido ¿, Renan deu esperanças a Lula: disse que ainda é possível uma composição do PT com o PMDB para a eleição. Em almoço na Granja do Torto com Renan e o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), Lula pediu aos aliados que intensifiquem os acordos regionais, independentemente do anúncio de sua candidatura à reeleição. Renan, por sua vez, pediu-lhe que anuncie o mais rápido possível sua entrada no páreo, explicitando a disputa contra o PSDB. Lula resiste. Argumenta que é preciso observar melhor o cenário político.

¿O que nós achamos é que o PT e os aliados não precisam ficar paralisados, aguardando uma definição do presidente¿, disse o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, outro participante do almoço. ¿Há muitas articulações políticas para tocar porque, independentemente de quem seja o candidato, há um mapa eleitoral a ser feito nos Estados.¿

Por orientação de Lula, a operação política em busca dos acordos regionais será intensificada. Renan afirmou ao presidente que a tese da candidatura própria do PMDB ganhou força interna, mas pode se enfraquecer. Seu argumento é que, até agora, nenhum dos candidatos postos ¿ Germano Rigotto e o secretário de Governo do Rio, o ex-governador Anthony Garotinho ¿ tem densidade eleitoral.

O presidente do Senado defendeu até mesmo o adiamento das prévias do PMDB, de 5 para 19 de março. ¿Tanto Garotinho quanto Rigotto são bons nomes, mas não entusiasmam o PMDB¿, admitiu. ¿Nós não precisamos de qualquer candidato: precisamos de um que unifique o partido. O que adianta termos um candidato para arrebentar o PMDB? Como não chegamos a um nome que una, que deixemos isso para depois.¿ Na sua avaliação, fazer prévias agora é ¿um tiro no pé, uma burrice¿.