Título: Socialista representa `todos os pecados¿
Autor: Roberto Lameirinhas
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/01/2006, Internacional, p. A13

Michelle Bachelet, candidata socialista da Concertação, está longe de ter o perfil ideal para a disputa de uma eleição no Chile. Ela mesma diz ter todos os pecados: mulher, separada, mãe de três filhos - de dois pais diferentes - e agnóstica, numa sociedade fortemente patriarcal, altamente conservadora e fervorosamente católica. A ditadura militar marcou profundamente sua história. Seu pai era brigadeiro da Força Aérea durante o governo de Salvador Allende. Após o golpe de 1973, ele foi preso e torturado, antes de morrer na prisão por problemas cardíacos. Ela e sua mãe também foram vítimas de tortura nos porões da temida polícia política do regime. Após a morte do pai, ambas foram obrigadas a exilar-se - na Austrália e na Alemanha.

Bachelet nasceu em 1951 e formou-se em medicina pela Universidade do Chile. Após o fim do regime de Augusto Pinochet, voltou ao país e passou a militar em grupos de parentes de vítimas da ditadura.

Foi nomeada ministra da Saúde do governo de Ricardo Lagos após trabalhar em outras áreas do ministério. Fez pós-graduação em assuntos de defesa durante o exílio, na antiga Alemanha Oriental. Por conta disso, tornou-se ministra da Defesa e deu início ao processo de modernização das Forças Armadas. É extremamente reservada quando se trata de sua vida privada e chega a se irritar com perguntas sobre sua família. Nas primárias da Concertação, derrotou uma das políticas favoritas para conseguir a candidatura à presidência, a ex-ministra democrata-cristã Soledad Alvear.