Título: General Elito comandará força de paz
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2006, Nacional, p. A14

BRASÍLIA - O general-de-divisão brasileiro José Elito Carvalho Siqueira é o novo comandante da Força Militar da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah), em substituição ao general Urano Bacellar. Em nota oficial conjunta, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa confirmaram ontem que o general Elito foi chamado pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, para exercer a função. Elito foi o primeiro nome apresentado pelo governo brasileiro à ONU e, por isso mesmo, era o favorito para o cargo. Ele estava concorrendo ao posto com o também general-de-divisão Jeannot Jansen da Silva Filho, cujo nome foi apresentado à ONU depois que a organização divulgou a exigência de que lhe fossem encaminhados dois nomes. De acordo com a nota, ¿a decisão do secretário-geral Kofi Annan de convidar o general Elito para exercer o comando da Força da Minustah confirma o apreço das Nações Unidas pela contribuição brasileira à missão¿.

Nas últimas semanas, muitas especulações estavam sendo divulgadas pela imprensa sobre a disputa pelo comando da força de paz no Haiti, principalmente falando das intenções da Jordânia de reivindicar o posto, por ter o maior contingente no país caribenho. Com a escolha do brasileiro, a polêmica se encerra.

A nota não explica, no entanto, se o general Elito assume o posto para completar o mandato de um ano do general Bacellar, em agosto, ou se a partir de agora terá mais um ano no cargo.

Na nota, os dois ministérios informam que ¿o Brasil reitera seu compromisso de solidariedade com o Haiti e com a retomada, pelo povo haitiano, da plenitude das instituições democráticas e do desenvolvimento econômico e social¿.

Hoje, o comandante do Exército, general Francisco Albuquerque, se encontra com o general Elito em Nova York. Albuquerque foi aos Estados Unidos para uma série de reuniões com dirigentes das Nações Unidas, incluindo Kofi Annan.

Elito e Jansen foram sabatinados na segunda-feira em Nova York e, ontem, o escolhido foi recebido por Kofi Annan. Depois de novos encontros nas Nações Unidas, exigidos pelo cargo, o general Elito retornará ao Brasil e em seguida irá ao Haiti visitar a tropa que comandará.

O general Elito, atual comandante da 6ª Região Militar, em Salvador (BA), substituirá o general Urano Bacellar, encontrado morto há duas semanas em seu apartamento no Haiti.

O general Elito chegará no Haiti às vésperas das eleições presidenciais marcadas para 7 de fevereiro, já adiadas várias vezes, e em meio a um cenário cada dia mais complicado. Ontem, a situação em Porto Príncipe se agravou com novos confrontos entre a força da ONU e integrantes de uma gangue da capital. Dois militares jordanianos morreram.