Título: No varejo, alta de 0,26% nas vendas em novembro
Autor: Isabel Sobral
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2006, Economia & Negócios, p. B3

As vendas de móveis e eletrodomésticos voltaram a crescer com mais vigor e asseguraram aumento de 0,26% nas vendas do comércio varejista em novembro ante outubro. Apesar do pequeno aumento, analistas econômicos e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) avaliam que há estagnação do setor, que cresceu 4,87% em relação a novembro de 2004. No ano, até novembro, houve crescimento acumulado de 4,82%. Para o técnico da Coordenação de Comércio do IBGE Nilo Lopes, os dados do varejo em novembro mostram que ¿o comércio está caminhando dentro de uma certa estabilidade¿. Na avaliação dos economistas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que preparou documento sobre a pesquisa, ¿estamos prestes a completar um semestre em que o comércio varejista não vai bem¿. Para o IDV, há estagnação nas vendas do setor.

Camila Saito, da Tendências Consultoria, também faz o mesmo diagnóstico. ¿Tal resultado reforça as indicações de que o comércio vem apresentando resultados relativamente decepcionantes nos últimos meses.¿ Lopes acredita que uma aceleração maior das vendas do setor depende, no momento, de menor limitação do crédito pelos tomadores.

Ele avalia que os consumidores já se endividaram bastante e, agora, precisam quitar as dívidas antes de acessarem o crédito novamente. ¿O crédito continua sendo um fator importante para o comércio e uma aceleração vai depender da capacidade de endividamento das famílias.¿