Título: IRB anuncia mudanças, preparando a transição para o mercado livre
Autor: Adriana Chiarini
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2006, Economia & Negócios, p. B5

RIO - O presidente do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), Marcos Lisboa, anunciou mudanças que visam dar maior competitividade ao setor para tornar suave a transição para um mercado livre, caso o Congresso aprove a abertura do mercado ressegurador. O projeto de lei para isso está na Câmara desde maio de 2005 e sua versão inicial foi elaborada por Lisboa quando era secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. A partir de 2007, as seguradoras terão que apresentar plano de negócios e estatísticas para renovar o contrato com o IRB e este admitirá contratos mais flexíveis, extinguindo o de texto único obrigatório para todas.

¿Queremos aproximar o seguro e o resseguro do mercado internacional¿, disse Lisboa. ¿A gente tem confiança de que o IRB pode competir com as grandes resseguradoras.¿ Com prêmios de R$ 2,8 bilhões, o IRB é a maior resseguradora da América Latina mas está em torno de 40º lugar no ranking mundial, segundo Lisboa.

Segundo ele, o IRB renovou com redução de custos e ampliação de valor o seu contrato com resseguradoras internacionais referente a coberturas de patrimônio. Isso em um período de alta dos preços dos resseguros no mundo devido a catástrofes como a tsunami na Ásia e os furacões no Golfo do México, fenômenos a que o Brasil não está exposto. ¿Mostramos nosso histórico e conseguimos uma queda bastante significativa de custos.¿