Título: Corporações não podem fugir da responsabilidade
Autor: Andrea Vialli
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2006, Economia & Negócios, p. B16

O quinto seminário da série ¿Educação para o consumo¿, realizado anteontem no auditório do Grupo Estado, colocou em pauta o tema ¿Responsabilidade Social das Empresas e Consumo¿. O evento foi aberto pelo vice-presidente de Assuntos Institucionais do McDonald¿s, Alcides Terra. Ele ressaltou que, apesar de o assunto ser recente, as corporações não podem fugir da discussão: ¿Vivemos um momento em que as empresas passam por um processo de despertar para seu real papel na sociedade. Não adianta ficar apegado a modelos antigos: o consumidor está atento à atuação das empresas¿.

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meirelles, fez uma saudação às 180 pessoas presentes na platéia. ¿Viver num mundo globalizado não é mais uma opção, é um fato. Na sociedade moderna, as relações de comércio não se limitam ao banal vender e comprar. É preciso ir além¿, disse.

Paulo Itacarambi, diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, abriu o ciclo de palestras explicando de que forma uma empresa pode ser socialmente responsável. ¿Responsabilidade social vai muito além de projetos sociais. É uma nova cultura de gestão de negócios, que alia estratégia empresarial e transformação social¿, destacou. ¿Este conjunto de ações agrega valor à marca e contribui para um melhor desempenho da empresa.¿

A gerente de Comunicação Institucional e Responsabilidade Social da AES Eletropaulo, Maria Ângela Jabour, foi a segunda palestrante da noite e falou sobre como a responsabilidade social contornou uma crise de imagem vivida pela empresa. ¿Até 2003, a Eletropaulo tinha uma imagem muito ruim aos olhos do consumidor. Tínhamos apenas projetos assistencialistas. Criamos, então, uma gerência de responsabilidade social ligada diretamente à presidência da empresa.¿ Desde então, a empresa passou a adotar medidas mais eficazes em relação aos seus funcionários e à sociedade.

¿Para nós, este assunto não deve ser restrito a uma área, mas deve atingir a empresa como um todo¿, completou. Desde setembro de 2005, o Grupo Estado já realizou os seminários ¿Meio ambiente e consumo¿, ¿Economia de água e energia¿, ¿Reciclagem¿ e ¿Desperdício¿.

O evento final da série, com o tema ¿Código de Defesa do Consumidor e o consumo consciente¿, está programado para fevereiro. O McDonald¿s, a AES Eletropaulo e a Serasa são os patrocinadores, que têm a colaboração do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e o apoio da Pró-Cultura Marketing Cultural e Eventos.