Título: UE vai doar US$ 100 mi para combater gripe aviária
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/01/2006, Vida&, p. A21

A União Européia vai doar neste ano US$ 100 milhões para combater a gripe aviária no Leste Europeu e Sudeste da Ásia. De acordo com a comissária européia das Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, o apoio ajudará programas de prevenção em 30 países. A doação será anunciada na próxima semana, na conferência internacional para tratar da situação da gripe aviária, a ser realizada em Pequim. A Comissão reunirá mais de 90 países, além de 25 instituições internacionais, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS). "Nunca uma enfermidade animal representou uma ameaça tão grande para o homem, nem se expandiu nessa velocidade", afirmou a comissária.

A Turquia, onde 15 pessoas já morreram e a doença tem se alastrado de maneira rápida pelo território, poderá receber sua parte adiantada, segundo o comissário de Saúde, Markos Kyprianou. Ontem, o país sacrificou mais 455 mil aves, para tentar deter a transmissão do vírus H5N1 para humanos, e recebeu pedido de autorização dos Estados Unidos e da OMS para receber técnicos especialistas no vírus.

O caso da Turquia também fez com que a Roche anunciasse que está preparada para doar mais unidades do antiviral Tamiflu para a Ásia. Acredita-se que o medicamento pode ser eficaz contra o vírus.