Título: Uso de artistas causa polêmica
Autor: Roberto Lameirinhas
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/01/2006, Internacional, p. A16

Direitistas não acham que eles cantaram sem cachês

SANTIAGO - Assessores do candidato direitista Sebastián Pi¿era acusaram nos últimos dias a candidata socialista Michelle Bachelet de se beneficiar da intervenção do governo de Ricardo Lagos na campanha. O comando da candidatura de Pi¿era também afirma que a Concertação - coalizão governista integrada pelo Partido Socialista, de Bachelet - tem gastado mais do que o valor declarado na Justiça Eleitoral em sua campanha. No centro da polêmica, está o comício do encerramento de campanha de Bachelet de quinta-feira, no qual se apresentaram vários artistas nacionais e internacionais.

"Alguém acredita que esses artistas, cujos cachês são pagos em milhares de dólares, vieram de seus países até aqui para se apresentarem de graça?", questionou um deputado da Renovação Nacional (RN), partido de Pi¿era.

Irritado com as insinuações, o cantor espanhol Victor Manuel convocou a imprensa na quarta-feira para esclarecer que não estava recebendo nada para dar seu apoio a Bachelet. "A direita é igual em todo mundo. Não passa pela cabeça dessa gente que uma pessoa possa fazer algo por um ideal, sem que haja dinheiro envolvido", disse.

Partidários da RN e da União Democrata Independente (UDI), de Joaquín Lavín, também acusam chefes de repartições públicas de pressionarem seus subordinados para fazerem doações de parte de seus salários para a campanha de Bachelet. O governo de Lagos e a própria candidata se disseram favoráveis à abertura de uma investigação para apurar a denúncia.

"A grosseira e brutal intervenção eleitoral que temos visto nesses últimos dias de campanha é um abuso ao qual os chilenos não assistirão passivamente", declarou Pi¿era na quarta-feira.

FIM DE CAMPANHA

À zero hora de ontem terminou o prazo legal para a propaganda eleitoral e o país amanheceu sob os cuidados das Forças Armadas, como estabelece a lei eleitoral.

O comandante da Região Metropolitana de Santiago, general Patricio Cartoni, pediu a todos os setores políticos que respeitem o encerramento da campanha. O serviço eleitoral começou ontem a distribuir nos locais de votação em todo o país o material para a eleição, no qual devem votar mais de 8,2 milhões de chilenos.