Título: Governo saudita culpa peregrinos pela tragédia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/01/2006, Internacional, p. A14

MECA - A Arábia Saudita culpou peregrinos que não seguiram as normas de segurança pelo tumulto que deixou mortas ou feridas centenas de pessoas na quinta-feira, durante a cerimônia de apedrejamento do diabo, na localidade de Mina, vizinha da cidade sagrada de Meca. Ontem o Ministério da Saúde elevou a cifra oficial de mortos de 345 para 362. Dos 289 feridos, 45 continuam internados em hospitais sauditas, mas seu estado não é grave. Até ontem à noite haviam sido identificados 203 cadáveres. Os indianos são os mais numerosos: 44 mortos, seguidos de paquistaneses (37), sauditas (28), bengalis (11) e egípcios (10). Os demais são de mais de 20 países.

Funcionários do governo saudita atribuíram o tumulto ao fato de muitos peregrinos terem desobedecido às ordens de não carregar bagagem durante o ritual. Além disso, disseram, os fiéis não seguirem a orientação dos clérigos de irem mais cedo para o local da cerimônia do apedrejamento, o Al-Jamarat. A grande maioria prefere seguir a tradição de ir a Mina só depois das preces do meio-dia.

Este ano, a estimativa oficial é que 2,5 milhões de pessoas participam do haj, a peregrinação anual a Meca. A ida a Meca pelo menos uma vez na vida é uma das obrigações dos muçulmanos, desde que tenham recursos e saúde para a viagem.