Título: TCU rejeita contas do partido
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2006, Nacional, p. A6

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) remetida ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda a rejeição das contas do PT referentes a 2003. O parecer, ao qual o Estado teve acesso, sugere que o partido devolva R$ 1,9 milhão, referentes a despesas pagas com dinheiro do Fundo Partidário e sem notas fiscais, e R$ 25,9 mil de gastos irregulares com passagens aéreas. ¿A economicidade não foi observada em alguns atos da gestão do Fundo Partidário", avalia a auditoria. O dinheiro do fundo só pode ser usado para manutenção e folha de pessoal. Os técnicos constataram pagamento de passagens para pessoas sem relação com a sigla e fretamento ¿indiscriminado¿ de aviões.

Se o TSE acatar as sugestões, o PT pode ficar sem Fundo Partidário para o ano que vem. O TSE pediu a auditoria por causa das reportagens do Estado sobre o uso irregular de recursos do fundo pelo PT.

O secretário de Finanças do PT, Paulo Ferreira, negou irregularidades. ¿Estamos tranqüilos. Não há nenhum equívoco ou ilegalidade nas contas. Vamos comprovar isso em fevereiro.¿