Título: Sob pressão, relator lê hoje processo de Luizinho
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2006, Nacional, p. A6

A maioria dos integrantes do Conselho de Ética que estavam ontem na Câmara é a favor da cassação do deputado Professor Luizinho e comunicou ao relator, Pedro Canedo (PP-GO), disposição de derrubar o parecer, se ele mantiver a decisão de absolver o petista. Canedo lê hoje o relatório final do processo. Alguns conselheiros ainda tentavam ontem convencer o relator a recomendar a punição máxima para Luizinho. Desde o início, a intenção de Canedo era propor pena branda, de suspensão. Mas o processo só permite sugerir cassar ou manter o mandato. Se o parecer de Canedo for derrubado, o presidente do conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), designa novo relator, que faz nova recomendação a ser votada no plenário da Câmara.

Hoje também será lido no conselho o parecer do relator Nelson Trad (PMDB-MS) pela cassação do deputado Roberto Brant (PFL-MG), único oposicionista entre os 11 processados por envolvimento no escândalo do valerioduto. O processo contra Brant foi motivado pelo recebimento de R$ 102,8 mil da empresa SMPB, de Marcos Valério, durante a campanha pela prefeitura de Belo Horizonte, em 2004.

Pedro Canedo não quis dar declarações sobre sua decisão nem sobre pressões que vem recebendo tanto pela condenação com pela absolvição do petista. Mas repetiu seu comentário nos últimos dias: ¿Carrascos de plantão existem em todo lugar.¿ Luizinho está sendo processado porque um assessor de seu gabinete recebeu R$ 20 mil do valerioduto.