Título: PT espera para março decisão de Lula
Autor: Jander Ramon
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/01/2006, Nacional, p. A8

O Partido dos Trabalhadores (PT) espera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assuma um posicionamento definitivo sobre sua candidatura à reeleição a partir do início de março, informou o presidente da legenda, Ricardo Berzoini. Apesar de reconhecer que o partido já trabalha com a perspectiva de que Lula será candidato, Berzoini ressaltou que ele só deve anunciar sua decisão final após o Carnaval. Segundo Berzoini, o presidente tem agido com sinceridade ao dizer que aguarda melhor momento para se definir. ¿Não achamos que ele esteja escondendo o jogo¿, afirmou.

Berzoini ressaltou, no entanto, que não adianta o PT querer a reeleição se o presidente não estiver seguro de que poderá fazer um segundo mandato melhor que o primeiro. A direção do PT acredita, por outro lado, que já há elementos suficientes para dizer que a reeleição seria a decisão acertada.

O presidente petista ponderou, ainda, que o partido não se furtará a discutir o fim da reeleição e a extensão do mandato presidencial para cinco anos, mas entende que é preciso cuidado ao discutir esse tema em ano eleitoral. ¿O fim da reeleição em ano eleitoral pode dar a leitura de que há interesses pessoais, uma fulanização¿, afirmou. ¿O PT sempre foi contra a reeleição e o presidente Lula tem dito que gostaria de um mandato de cinco anos. E eu pessoalmente concordo com ele¿, completou Berzoini.

O argumento anunciado pelo presidente, para pôr fim à reeleição e ampliar o mandato em um ano, é que essa fórmula evitaria que o governo gastasse um tempo precioso, na fase final de seu mandato, empenhado em fazer acordos para conseguir sua reeleição.

A idéia de fazer essa mudança também ganhou força entre alguns segmentos do PSDB, principalmente os simpatizantes de uma eventual candidatura à Presidência do prefeito da Capital, José Serra.