Título: Aécio defende mandato maior, sem reeleição
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2006, Nacional, p. A8

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), sugeriu ontem que um eventual apoio aos pré-candidatos tucanos, que disputam a cabeça de chapa da legenda na sucessão presidencial, deve passar pela proposta que acaba com a reeleição. Ao sair do almoço com o governador de São Paulo e um dos pré-candidatos do PSDB ao Planalto, Geraldo Alckmin, Aécio confirmou que o assunto chegou a ser tratado e não escondeu sua preferência por um mandato maior à Presidência da República, que exclua a reeleição.

Embora o PSDB tenha sido um dos principais defensores da reeleição durante o mandato do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, o governador mineiro considerou que o processo tem trazido ¿mais transtornos do que avanços¿. E complementou: ¿Acho que seria uma evolução ter um mandato maior, de cinco anos, muito mais afeito às nossas tradições republicanas e sem reeleição.¿ A proposta de fim da reeleição tem também a simpatia do prefeito de São Paulo, José Serra, que, assim como Alckmin, é pré-candidato à Presidência.

Aécio reiterou, porém, que a decisão sobre o assunto ficará a cargo do Congresso e esta é uma posição pessoal, e não do PSDB.

O governador mineiro lembrou que a opção por qualquer um dos pré-candidatos, neste momento, não seria estratégica para o partido. ¿Não acredito que o presidente Fernando Henrique Cardoso tenha uma decisão tomada, como muitos de nós não deve ter, inclusive estrategicamente neste momento.¿

Aécio defendeu a cautela nos próximos 60 dias para construir a unidade do partido em torno de um nome que possa vencer as eleições ¿com apoio unânime do partido e já em condições de construir alianças com outras legendas¿.

As negociações da cúpula tucana deverão prosseguir nos próximos dias. Aécio disse que pretende se encontrar com Fernando Henrique nos próximos dias para avaliar o nome que terá as melhores condições de vencer as eleições.