Título: Rigotto lança candidatura e cobra identidade do PMDB
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2006, Nacional, p. A9

O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, inscreveu-se ontem para disputar com o ex-governador do Rio Anthony Garotinho as prévias do PMDB que definirão o candidato do partido à Presidência. Em cerimônia prestigiada por líderes nacionais, deputados e senadores, Rigotto disse que pode ser a terceira via na disputa entre PSDB e PT. ¿Hoje temos uma federação enfraquecida, mas vamos apresentar uma nova proposta de pacto federativo, com as atribuições claras de cada um. A terceira via ao PT e ao PSDB é o PMDB, correndo por fora¿, afirmou. Para Rigotto, chegou o momento de o partido dizer se quer ter identidade própria.

Para se contrapor a Garotinho, que há três meses percorre o Brasil em busca do apoio, Rigotto lembrou que sua candidatura ao governo gaúcho começou ¿como um sonho¿ ¿ largou com 2% da preferência do eleitorado, ante os 37% de Antonio Britto (PPS) e 38% do petista Olívio Dutra.

O governador destacou que, mesmo tendo participado dos últimos governos, o PMDB não teve a Presidência nem o Ministério da Fazenda, que lhe permitiriam dar outro rumo ao País.

O pronunciamento recebeu elogios tanto de representantes do grupo governista ¿ interessado numa aliança com o PT ¿ quanto de parlamentares simpáticos à idéia de uma coligação com o PSDB. Na opinião do presidente do diretório paulista, Orestes Quércia, o governador gaúcho tem condições de levar o partido à vitória.