Título: Lula põe slogan em carro oficial e oposição reage
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2006, Nacional, p. A10

A Presidência da República está colocando nas portas de todos os seus veículos adesivos com a logomarca do governo, ¿Brasil, um país de todos¿. Os carros estão circulando em Brasília e a oposição acusa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de usar bens públicos para fazer propaganda eleitoral de seu governo. O PFL anunciou que vai entrar com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Casa Civil, responsável por administrar os bens da Presidência da República, garante que não há irregularidades e a decisão de pôr adesivos nos carros não tem relação com o ano eleitoral. Argumenta que esses carros já circulavam com os dizeres ¿uso exclusivo em serviço¿ e a logomarca visa a dar mais transparência e evitar seu ¿mau uso¿.

¿Usar logomarca em bem público não é certo e um governo sério não precisa de proibições para não agir de forma errada¿, criticou o senador Jefferson Peres (PDT-AM). ¿Pode não ser expressamente proibido por lei, mas o uso de qualquer frase ou símbolo em bens públicos ¿ como são os veículos da Presidência ¿ que se identifique com o governo ou o governante, que é passageiro, é no mínimo inadequado e imoral¿, argumentou.

Peres comparou o uso dos adesivos aos arranjos em forma de estrela dos canteiros de flores nos jardins do Palácio da Alvorada e da Granja do Torto ¿ uma alusão à estrela vermelha que é símbolo do PT. ¿Neste tipo de bem só pode ter as armas nacionais e símbolos do Estado, como o brasão da República¿, disse. ¿Me espanta a falta de respeito com a coisa pública e como se subestima a inteligência da população. Está claro que isso é uma propaganda do governo.¿

O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), classificou de ¿um gesto de esperteza¿ o adesivo. ¿É claramente propaganda eleitoral. Se é uma coisa tão natural de ser feita e legal, por que a Presidência não fez isso no primeiro ano ou nos primeiros dias de governo e deixou para fazer agora?¿

EM TODOS

Segundo a Casa Civil, a decisão de usar a logomarca foi tomada porque o Planalto estava recebendo telefonemas denunciando a utilização inapropriada dos veículos, mesmo com a expressão ¿uso exclusivo em serviço¿ nas portas. ¿Não existe nenhuma ilegalidade nem relação com campanha¿, insistiu sua assessoria, acrescentando que o Planalto também pensa em colocar nos carros um número de telefone para reclamações.

A assessoria informa que os adesivos serão postos em todos os carros da Presidência e, eventualmente, nos de outros órgãos públicos. A logomarca foi colocada inicialmente nos veículos da Presidência. No dia 5 começou a ser aplicada nos de empresas terceirizadas. São pelo menos 160 carros ¿ 105 próprios e 55 alugados ¿ circulando com o adesivo do governo.