Título: 'Debate deles não faz diferença'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2006, Economia & Negócios, p. B1

No dia-a-dia, os consumidores dizem não sentir diretamente os efeitos das mudanças na taxa Selic. ¿Sempre compro a prazo e não sinto que esses debates deles causem alguma diferença¿, diz a dona de casa Aldilene da Silva. Ontem ela comprou um microondas em dez parcelas. ¿Na época de festas, quando a gente tem mais dinheiro, dá pra comprar os produtos mais caros à vista. No resto do ano, é melhor pagar a prazo, aos poucos.¿ No fim do ano passado, no entanto, por causa da maior procura por crédito e da inadimplência, as taxas ao consumidor subiram, em vez de acompanhar a queda de 0,5% da Selic.

¿Mesmo com juros, é melhor comprar a prazo para encaixar as compras no orçamento¿, explica a auxiliar-administrativa Priscila Rocha. Ela pesquisou durante uma semana antes de comprar uma impressora nova. ¿Acho que deviam falar de juros de uma maneira mais simples, para que percebêssemos melhor que diferença fazem essas mudanças.¿ O ajudante geral Carlos Honório dos Santos fez alguns cálculos.

¿Até algum tempo atrás fazia muita diferença comprar a prazo, não valia a pena.¿ Hoje, acha que faz diferença. ¿Um crediário longo fica muito pesado, se for em poucas parcelas, é bom negócio.¿ Dito isso, comprou um aparelho de DVD em três vezes.

Foi a mesma quantidade de parcelas em que a dona de casa Neusa Maria Martins comprou seu ventilador. ¿Faz 20 anos que compro a prazo e nunca fiquei devendo. ¿ A amiga Maria José Vizone, que carregava a sacola com o produto, faz o mesmo. ¿Só assim para conseguir comprar, porque o dinheiro não dá¿, reclamou.

¿Já comprei uma televisão em 12 vezes. Se negociar com a loja, o juro nem chega a incomodar.¿