Título: Para Barelli, política de Lula é de 'desemprego'
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2006, Economia & Negócios, p. B5

Os números sobre a desaceleração no ritmo de crescimento do emprego formal, divulgados ontem pelo governo, não surpreenderam o ex-ministro do Trabalho e hoje deputado pelo PSDB paulista Walter Barelli, para quem o governo mantém uma política ¿de desemprego¿. Barelli afirma que o fato de o País não criar os empregos necessários se deve à combinação de juros altos com valorização do real ante o dólar, que fez com que pequenas empresas exportadoras tivessem de reduzir seu ritmo de produção em 2005. ¿O emprego cresceu, mas a reflexão que faço é se o governo criou algum emprego ou se isso tudo é só funcionamento autônomo do mercado de trabalho. Cresceu por causa das exportações, que já vinham bem desde o governo anterior¿.

Além da redução dos juros, Barelli aposta, por exemplo, na reformulação da legislação trabalhista de forma a estimular a abertura de vagas ou a inclusão dos trabalhadores hoje no mercado informal. Nesse sentido, o deputado diz apoiar a aprovação do projeto da Lei Geral da Pequena e Microempresa, que pode ser votado ainda neste início de ano pelo Congresso Nacional.

Mas Barelli adverte que isso seria pouco diante das necessidades do País.¿Devemos aprovar o projeto e isso vai facilitar que as empresas cresçam e acabem registrando seus atuais trabalhadores sem carteira assinada.