Título: 'Região não quer ser mais a parte traseira do mundo'
Autor: Denise Chrispim Marin e Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2006, Economia & Negócios, p. B6

BRASÍLIA - A América do Sul tem que avançar e mostrar que não quer ser mais ¿a parte traseira do mundo¿, afirmou ontem o presidente da Argentina, Néstor Kirchner, em discurso no Senado. Para ele, os países da região precisam ser parte ativa nas discussões com os outros blocos do planeta. Ele destacou a importância da integração regional, especialmente do Mercosul, e afirmou que os países vivem um momento de ¿sérias definições¿. ¿Não temos o direito de construir novos fracassos. Nós temos de ter coragem de fortalecer a integração regional e o Mercosul para podermos discutir com os outros blocos.¿

Em seu pronunciamento, Kirchner destacou, também, as ações conjuntas de Brasil e Argentina nos diversos palcos de discussões internacionais, como a Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Cúpula das Américas, em que os países demonstraram soberania.

O presidente argentino disse, ainda, que ficou clara a mudança do relacionamento de Brasil e Argentina com o sistema financeiro internacional e na defesa de um comércio mais justo e, também, seu esforço para redução da desigualdade e da pobreza.

Nesse sentido, ele destacou o fato de os dois países haverem pago suas dívidas com o Fundo Monetário Internacional (FMI) antecipadamente, ganhando liberdade para conduzir suas economias. ¿Nossos povos decidiram romper com um passado que nos aprisionava.

Não só pagamos toda a dívida com o FMI, mas, o mais importante, recuperamos a nossa total autonomia para decidir o que fazer com os nossos recursos em nossa economia¿, afirmou Kirchner.

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que discursou antes de Kirchner, afirmou que a integração sul-americana ¿não é escolha ou opção, e sim um destino¿.

Já o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que fortalecer o Mercosul é fundamental para consolidar a relação entre os países do continente sul-americano.