Título: Debate sobre comércio de carros terá nova data
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2006, Economia & Negócios, p. B7

O presidente da General Motors do Brasil, Ray Young, acredita que a Argentina vai concordar em estabelecer nova data para a abertura do comércio entre os dois países, antes prevista para 2006, um dos itens que emperra as negociações para o acordo automotivo. ¿Não sei se será 2008 ou 2010, mas acho que será fixado novo prazo.¿ Young lembra que as montadoras voltaram a investir na Argentina, como reivindica o governo Néstor Kirchner. A Volkswagen vai produzir este ano no país a versão perua do Fox. A Peugeot vai fabricar o novo 307 e a Toyota, no ano passado, modernizou sua fábrica para a produção da nova picape Hilux. Os três modelos têm o Brasil como cliente fixo.

¿Acredito que as montadoras vão investir mais porque o mercado argentino está crescendo¿, diz Young. No ano passado, foram vendidos 402,6 mil veículos na Argentina. O volume é 29% maior que o de 2004. Em 2002, o país vendeu apenas apenas 82 mil unidades e, desde então, apresenta recuperação.

A GM produz na Argentina os modelos Corsa, Classic e Trucker. ¿Hoje, nossa fábrica de Rosário é mais competitiva que a de Gravataí (RS) por causa do câmbio¿, diz Young. Não há previsões de transferência de produtos do Brasil para lá.

Representantes dos governos e das montadoras dos dois países vão se reunir na segunda e na terça-feira, em Brasília, para discutir o novo acordo automotivo. As partes previam se reunir esta semana, mas decidiram aguardar o fim da visita de Kirchner ao País ¿para não misturar as discussões sobre o Mercosul¿, justificam representantes da indústria brasileira. Na semana passada, o encontro realizado em Buenos Aires não chegou a um consenso.