Título: Bolsa do Japão sobe, mas crise provoca até suicídio
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/01/2006, Economia & Negócios, p. B7

Ganho em pontos é o maior desde 2002 e influencia outros mercados; executivo ligado a escândalo se mata e pregão mais curto recebe críticas

TÓQUIO - Um dias após ter despencado e derrubado as principais Bolsas de Valores do mundo, o mercado japonês recuperou-se 2,31%. Mas a situações está longe de ficar tranqüila e, para piorar, surgiu um cadáver. Um executivo ligado à Livedoor, empresa investigada por suspeitas de falsificar resultados, morreu, num aparente suicídio. O índice Nikkei, o principal da Bolsa de Tóquio, fechou em alta de 355,10 pontos, em um sessão mais curta, a segunda consecutiva, e recuperando-se das perdas dos dois pregões anteriores. Foi o maior ganho em pontos desde junho de 2002.

Esse resultado animou as Bolsas pelo mundo todo. Em Nova York, o Dow Jones teve alta de 0,21% e o Nasdaq, 0,91%.

A Bolsa de Tóquio abriu 30 minutos mais tarde, para evitar a sobrecarga no sistema de processamento dos negócios. Quarta-feira, o mercado teve de fechar 20 minutos mais cedo. ¿Olhando para o tamanho da queda (dos dois últimos pregões), o mercado reagiu exageradamente na quarta à tarde e isso abriu caminho para a entrada de investidores genuínos no dia seguinte¿, disse o gerente de fundos Gentoku Kiyokawa.

Apesar disso, alguns analistas não consideraram que a forte alta de ontem tenha sido uma recuperação técnica e disseram que o mercado ainda deve passar por mais correções. ¿Podemos esperar outra correção no futuro próximo¿, disse o estrategista de ações Shinichi Ichikawa, do CSFB.

As ações da Livedoor não acompanharam o bom desempenho do setor de tecnologia. Os papéis da provedora de internet desabaram 30,2% em comparação como fechamento na terça-feira, depois de não terem sido negociadas na quarta.

O executivo Hideaki Noguchi foi encontrado com os pulsos cortados num hotel na região de Okinawa, ao sul do Japão, e levado para um hospital, onde morreu. Ele era vice-presidente da corretora HS e estava envolvido nas compras hostis realizadas pela Livedoor.

A HS foi incluída na investigação iniciada segunda-feira contra empresas relacionadas com a Live door, que desencadeou o pânico da bolsa, provocando maciças perdas na Bolsa de Tóquio. Segundo a Promotoria, Noguchi não havia sido convocado a depor.

A Livedoor,fundada em 1996, teve um crescimento muito rápido e era admirada no mundo todo. Seu presidente, Takafumi Horie, disse que uma investigação interna não encontrou irregularidades.

IRRITAÇÃO

Autoridades e empresários japoneses ficaram muito irritados com a suspensão do pregão na quarta-feira, decidido pela administração da Bolsa que temia um colapso no sistema de informática por causa do volume de negócios. Foi o terceiro problema sério em três meses. O ministro de Serviços Financeiros, Kaoru Yosano, ameaçou que se ¿a Bolsa não conseguir assegurar o curso normal das negociações, suas funções serão suspensas¿.

O jornal Yomiuri, o de maior tiragem do Japão, criticou hoje a Bolsa e a acusou de ¿ser o centro de mais um fiasco¿, por não ter tomado medidas para evitar uma suspensão das negociações ¿quaisquer que sejam as circunstâncias¿.