Título: Aldo quer projeto para conter a queda do dólar
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/01/2006, Economia & Negócios, p. B5

Objetivo do presidente da Câmara é disciplinar operações de exportação

BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados quer influir no câmbio e ajudar a valorizar o dólar, o que beneficiará os exportadores. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), anunciou ontem que determinou aos técnicos da Casa que façam um projeto de lei para disciplinar as operações de exportação, com maior flexibilidade para o prazo de pagamento e recebimento de dólares. Aldo recebeu ontem em seu gabinete o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, que solicitou medidas do Congresso para que o real se desvalorize. O deputado concordou com o pedido e prometeu preparar o projeto. Ele requisitou estudos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que tem insistido que para melhorar as exportações é preciso desvalorizar o real.

Atualmente, o exportador tem 210 dias para trazer o dólar para o Brasil, a partir do momento em que embarca a mercadoria, e trocá-la no Banco Central por reais. A solução poderia ser aumentar esse tempo. Assim, o dólar demoraria mais a entrar e não haveria tanta oferta da moeda americana.

¿A sobrevalorização de nossa moeda prejudica a economia¿, afirmou Aldo. ¿Não sou eu que estou dizendo. É o prefeito José Serra, técnicos do governo, como Joaquim Levy (secretário do Tesouro), economistas, outras pessoas do governo. Então, vamos encontrar uma solução. O Congresso poderá ajudar.¿ Ele acha que dá para aprovar o projeto até junho.

TV DIGITAL

Aldo informou ontem que a Câmara vai também tratar da TV digital. ¿Terça-feira tenho encontro com o deputado Jáder Barbalho (PMDB-PA), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, e com outros parlamentares interessados, para tratar da TV digital¿, disse.

¿A idéia é fazer um projeto que discipline e estabeleça os padrões da TV digital. Não queremos desconhecer nem subtrair nada. Queremos participar.¿