Título: Tecnologia é atalho para atraso na educação
Autor: Otávio Dias
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/01/2006, Link, p. L14

Para Gabeira, o governo brasileiro ainda não percebeu o potencial transformador que a tecnologia da informação pode ter no País. Segundo ele, a esquerda brasileira, inclusive o PT, foi co-responsável pelo atraso digital do Brasil ao defender o monopólio das telecomunicações. "Fui chamado de traidor porque apoiei o fim do monopólio (em 1997, durante o governo FHC). Eu achava que teria efeitos positivos como a explosão dos celulares, por exemplo", afirma. Para ele, não se deve superestimar a capacidade do governo federal. Mas um programa de inclusão digital para valer representaria "um atalho para tirar o atraso na educação", sugere.

Ele elogia o projeto do laptop de US$ 100, que está sendo desenvolvido pelo MediaLab do Massachusetts Institute of Technology (EUA). "Além de ajudar na educação da criança, quando é levado para casa tem um impacto em toda a família", diz.

O projeto prevê a produção de laptops e sua distribuição gratuita, via escolas públicas, a centenas de milhares de estudantes de países pobres e em desenvolvimento. O Brasil manifestou interesse pela iniciativa.