Título: Bin Laden ameaça, mas fala em trégua
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/01/2006, Internacional, p. A12

Terrorista promete novos atentados e oferece aos EUA pela primeira vez suspender ataques a longo prazo

CAIRO - A TV Al-Jazira transmitiu ontem uma gravação de áudio do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, dizendo que a rede terrorista se prepara para lançar mais ataques contra os EUA, mas ofereceu uma trégua "com condições justas" para reconstruir o Iraque e o Afeganistão - sem dar detalhes sobre as condições. O líder da Al Qaeda já havia oferecido uma trégua aos países europeus (em 2004), mas nunca aos EUA. Fitas com a voz de Bin Laden não eram veiculadas há mais de um ano. Desde os ataques de 11 de Setembro, o líder da Al-Qaeda não havia ficado tanto tempo sem aparecer em redes de televisão árabes. Segundo a Al-Jazira, a gravação colocada no ar ontem foi feita em dezembro.

Na gravação, que segundo a própria CIA (Agência Central de Inteligência) é autêntica, Bin Laden disse que dirigia sua mensagem ao povo americano, "já que as pesquisas indicam que a maioria de vocês quer a retirada dos soldados americanos do Iraque, mas (o presidente George W.) Bush se opõe a esse desejo". Bin Laden ainda disse que os rebeldes estavam ganhando terreno no conflito no Iraque e advertiu que as medidas de segurança no Ocidente e nos EUA não impedirão que sejam realizados outros ataques. "A prova disso são as explosões vistas nas capitais das nações européias", disse, referindo-se aos atentados a bomba de 7 de julho contra os meios de transporte de Londres, no qual morreram 56 pessoas, incluindo 4 suicidas, e aos atentados contra trens em Madri, em 11 de março de 2004, que deixaram 191 mortos. Bin Laden diz que não ocorreram atentados nos EUA desde o 11 de Setembro não por causa do aumento de segurança, mas porque o grupo está engajado em atividades no Iraque e porque operações nos EUA "necessitam de preparação".

"As operações estão ocorrendo em Bagdá e vocês as verão em seu país... com a permissão de Deus", disse. "Não temos problemas de oferecer-lhes uma trégua a longo prazo em condições justas às quais aderiremos. Somos uma nação à qual Deus proibiu de mentir e enganar. Então, ambas as partes podem gozar de segurança e estabilidade sob esta trégua para que possamos construir o Iraque e o Afeganistão, que foram destruídos nesta guerra", disse a mensagem.

Bin Laden deu a entender que os interesses da indústria bélica nos EUA são determinantes no destino da guerra. Acrescentou que "não há vergonha nesta solução que impede o gasto de bilhões de dólares que foram parar nas mãos daqueles que têm influência e aos comerciantes da guerra nos EUA".