Título: `Claro que ele tem de ser candidato¿, diz Chávez
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/01/2006, Nacional, p. A9

Menos ponderado que o governo brasileiro em abordar assuntos internos dos vizinhos, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sugeriu ontem que Lula apresente a candidatura à reeleição. ¿Claro que ele tem de ser candidato!¿, exclamou, após reunião na Granja do Torto. Chávez frisou, porém, que não tratou do assunto com Lula. Após o encontro, de que participou o presidente argentino, Néstor Kirchner, Lula adiantou que não participará do Fórum Social Mundial, na próxima semana, em Caracas. A informação foi confirmada horas depois pelo Palácio do Planalto. Pela primeira vez em seu governo, Lula também estará ausente do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça.

Indagado se o colega brasileiro havia desistido de comparecer ao Fórum Social Mundial por temor de manifestações contrárias, Chávez rebateu: ¿Imagina! Lula e eu não temos medo de nada. Somos machos.¿

O tema das eleições presidenciais na América do Sul consumiu parte das conversas entre Lula, Chávez e Kirchner, na Granja do Torto. Até meados de 2007, Brasil, Venezuela, Peru, Colômbia, Equador e Argentina passarão por processos eleitorais. Os três presidentes falaram, também, sobre a vitória de Michelle Bachelet para a Presidência do Chile.

BOLÍVIA

Lula, Chávez e Kirchner concordaram, ainda, em organizar um pacote de ajuda econômica e política ao líder indígena Evo Morales, que assumirá no dia 22 a Presidência da Bolívia. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

O coordenador desse pacote será o representante da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, o argentino Carlos Chacho Alvarez.

Segundo Chávez, Kirchner prometeu oferecer à Bolívia um programa de vacinação e ele contribuirá com a construção de rodovias. O presidente Venezuelano ressaltou, ainda, que os três países querem a adesão plena da Bolívia ao Mercosul.