Título: Ibope recoloca Lula como líder na sucessão
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/01/2006, Nacional, p. A9

No cenário menos favorável ao presidente, ele tem 35% das intenções de voto e José Serra, 31%

Pesquisa Ibope divulgada ontem recoloca o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança da corrida sucessória, independentemente dos adversários apresentados a 2.002 entrevistados em 143 cidades do País. No levantamento realizado no início de dezembro, Lula aparecia 6 pontos atrás do prefeito José Serra (PSDB), que tinha 37% das intenções de voto. Agora, o presidente tem 35% e Serra, 31%, no cenário menos favorável a Lula. Há empate técnico. A pesquisa, contratada pela Editora Três, inclui 7 simulações da disputa. Em todas elas, haveria segundo turno. As entrevistas foram realizadas entre os dias 12 e 16 de janeiro. Lula melhorou o desempenho em todos os cenários. ¿De fato há uma recuperação eleitoral do presidente¿, avalia a diretora-executiva do Ibope, Márcia Cavallari. A melhora é resultado de um conjunto de ações positivas do governo, diz ela. ¿A liberação de recursos para a recuperação das estradas, a entrevista do presidente ao programa Fantástico, no início do mês, o reforço nas campanhas publicitárias oficiais são exemplos.¿

O governo federal deflagrou no início do mês, em cinco Estados ¿ a maioria administrada por adversários e presidenciáveis ¿, uma campanha de R$ 20 milhões para divulgar suas ações. A operação tapa-buraco prevê investimentos imediatos de R$ 440 milhões e faz parte de um amplo pacote de obras e inaugurações previstas para este ano eleitoral.

O fracasso da primeira fase da convocação extraordinária do Congresso, segundo Márcia, também favoreceu Lula. ¿A discussão sobre os trabalhos e o custo da convocação tirou o foco da opinião pública do presidente e jogou sobre o Congresso.¿

A recuperação dos índices do presidente é melhor no Nordeste, Norte e Centro-Oeste, diz a diretora do Ibope. Também é significativa entre os homens e eleitores de baixa renda e escolaridade. ¿Mas até no Sul há melhora¿, explica ela. ¿O que podemos dizer é que será uma eleição muito disputada.¿

Na simulação que inclui Serra e Anthony Garotinho como candidato do PMDB, o prefeito aparece com 31%, seguido do ex-governador do Rio, com 12%, Heloísa Helena (PSOL), 5%, e Cristovam Buarque (PDT), 1%. Não souberam responder 6% dos entrevistados e 10% declararam votar nulo ou em branco.

No cenário com Geraldo Alckmin, que trava disputa com Serra para representar o PSDB na eleição, Lula aparece com 38%, seguido pelo governador, com 17%. Nesse caso, Garotinho teria 16%, Heloísa Helena, 6%, e Cristovam Buarque, 1%.

Quando o governador Germano Rigotto substitui Garotinho como candidato do PMDB, a vantagem de Lula é ampliada. Rigotto alcança 3% na simulação com Alckmin e 2% no cenário com Serra.

Na única simulação com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como candidato do PSDB, Lula teria 38% e Garotinho, 15%. O ex-presidente fica em terceiro lugar, com 14%. Heloísa Helena alcança 8% e Cristovam, 1%. Votos em branco e nulos chegariam a 16%; 7% não souberam responder. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.