Título: Israel cometerá `erro fatal¿, diz Irã
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/01/2006, Internacional, p. A10

Israel cometerá um ¿erro fatal¿ se recorrer à ação militar para deter o programa nuclear iraniano, declararam ontem autoridades do Irã, um dia depois de o ministro da Defesa israelense, Shaul Mofaz, ter dito que seu país se prepara para frear as ambições nucleares de Teerã. Mofaz afirmou que Israel não aceitará, sob circunstância nenhuma, que o Irã desenvolva atividades nucleares. Embora ele não tenha ameaçado diretamente com uma ação militar, deixou claro que Israel deve ter a habilidade de defender-se e se prepara para isso, caso a diplomacia fracasse. O governo israelense tem apoiado os EUA e países da União Européia em suas alegações de que o Irã tem planos de fabricar armas nucleares, o que Teerã nega.

¿Consideramos as declarações de Mofaz uma forma de guerra psicológica. Israel sabe que seria um erro fatal (atacar o Irã)¿, disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Hamid Reza Asefi, insistindo que o diálogo é a melhor estratégia para solucionar a controvérsia sobre o programa nuclear. O Irã garante que sua finalidade apenas a produção de energia elétrica e, por isso, se nega a suspender as pesquisas para enriquecimento de urânio ¿ combustível nuclear que EUA, europeus e Israel temem que seja usado em armamento.

Depois que há duas semanas o Irã retomou suas pesquisas para enriquecer urânio, quebrando um acordo feito com os europeus para suspender essa atividade, Alemanha, França e Grã-Bretanha prepararam um esboço de resolução para ser encaminhado ao Conselho de Segurança (CS) da ONU. Contudo, a decisão sobre o envio do caso ao CS será tomada na semana que vem em reunião da junta de governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), do qual o Brasil faz parte (ler abaixo).

Israel é o único país do Oriente Médio com armas atômicas, não declaradas oficialmente, e não aceita que seus vizinhos tenham poderio nuclear. Em 1981, aviões israelenses destruíram um reator nuclear ainda inacabado do Iraque. A estimativa de peritos em armas atômicas é que Israel tenha umas 200 ogivas nucleares. O Irã não aceita a existência de Israel. Nas últimas semanas o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, fez comentários extremados sobre o Estado judaico, dizendo que ¿deveria ser varrido do mapa¿. Também pôs em dúvida o Holocausto.