Título: Ele foi apontado como sucessor de Orlando Villas-Bôas
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/01/2006, Nacional, p. A6

Apontado como sucessor do sertanista Orlando Villas-Bôas, Sidney Ferreira Possuelo é tido no exterior como o mais importante defensor de direitos indígenas do Brasil na atualidade. Por sua atuação, ele foi condecorado no ano passado com o título de herói do Império Britânico pela Royal Geographic Society. Foi um reconhecimento por sua dedicação aos povos isolados da floresta, atividade da qual era coordenador-geral no governo Lula. Possuelo começou a ter seu trabalho reconhecido em 1991, quando foi nomeado presidente da Funai pelo então presidente Fernando Collor. Entre suas principais conquistas no cargo estão a demarcação em área contínua da reserva dos ianomâmis, a maior do Brasil, e de mais de cem terras indígenas, um recorde na história do País.

Servidor de carreira da Funai, seu último feito notável foi viabilizar a difícil aproximação com os guerreiros arredios da etnia dos índios corubos, no Amazonas. Na década de 80, o sertanista se destacou na frente de atração dos índios araras, no Pará.

No período em que comandou a Funai, Possuelo realizou ampla reforma administrativa no órgão e promoveu a aproximação com as organizações não-governamentais (ONGs) do setor indígena. Paciente com os índios e polêmico no trato com os brancos do governo, ele foi demitido da Funai em 1993, após divergências com a equipe do então presidente Itamar Franco.