Título: Para economista, tendência de alta do real é forte
Autor: Cristina Canas , Silvana Rocha
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2006, Economia & Negócios, p. B1

A economista do Unibanco Giovanna Rocca disse ontem que a tendência de valorização do real é forte e o Banco Central tentará conter a alta. "Se o BC deixar, câmbio vai se valorizar", disse a economista, em entrevista ao 'Estado'.

Para Giovanna, a redução do volume dos swaps ofertados ontem é coerente com a queda de juros e "reflete o reduzido espaço no mercado de derivativos".

Para a economista, o BC poderá se ater ao nível de US$ 200 milhões no curto prazo, embora ache que há pouco espaço para usar o instrumento. Para ela, a tendência é o BC reduzir a oferta.

Sobre a ata do Copom, Giovanna acha que o documento deverá explicar o aumento do ritmo de cortes. "A ata deve atribuir o corte de juro à queda de atividade (industrial)", afirmou. Além disso, a economista acredita que o BC sinalizará seu descompromisso com a trajetória futura dos juros.

Giovanna disse ainda que a volatilidade externa deve persistir no curto prazo, mas sem afetar muito a economia brasileira nem atrapalhar a ciclo de queda da Selic.