Título: Agca volta à prisão depois de 8 dias e só sai em 2014
Autor: Gina Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2006, Vida&, p. A23

Não durou muito o período de liberdade condicional de Mehmet Ali Agca, o homem que atirou no papa João Paulo II em 1981. Ontem, a polícia turca o prendeu pouco depois de a Corte Suprema de Justiça revogar a ordem de soltura, emitida no último dia 12. Tendo usufruído de apenas oito dias de liberdade, Agca, de 48 anos, não opôs resistência. Ele deve ser solto daqui a oito anos. A decisão judicial, unânime, é inapelável.

Quando Agca saiu da cadeia, o ministro da Justiça da Turquia, Camil Cicek, solicitou seu imediato retorno, alegando que o cálculo do período de condenação cumprido estava equivocado. Agca cumpria pena no país pelo assassinato do jornalista Abdi Ipekci, em fevereiro de 1979.

Segundo o acórdão da Corte turca, o fato de o tempo que ele ficou preso na Itália pela tentativa de assassinato do papa ter sido deduzido da sentença turca desrespeita o código de processo penal do país. Assim, os 20 anos de prisão que Agca passou na Itália não devem ser descontados da condenação a 36 anos que foi determinada pelo crime cometido na Turquia. Refeitas as contas, ele deve ser solto apenas em 2014.