Título: Nova torre de VLS será erguida ainda neste ano
Autor: Ernesto Batista
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2006, Vida&, p. A22

A nova torre de lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1, o ¿foguete brasileiro¿), na base de Alcântara, no Maranhão, deverá começar a ser construída no segundo semestre deste ano. A torre anterior explodiu em 22 de agosto de 2003, matando 21 engenheiros e técnicos.

A previsão de início das obras foi feita ontem pelo diretor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro Carlos Augusto Leal Veloso, em cerimônia de troca de comando do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O projeto da nova torre já está pronto e traz novidades tecnológicas em relação àquela destruída no acidente com o terceiro protótipo do VLS-1. Entre as principais mudanças está a possibilidade de se operar com foguetes de combustível líquido. A versão anterior operava apenas com combustível sólido, apontado por especialistas como altamente instável. As obras, avaliadas em R$ 30 milhões, vão tomar oito meses.

A FAB vai anunciar o vencedor da concorrência assim que acabar o prazo para reclamações contra o desfecho da licitação. A primeira missão de lançamento com o VLS-1 está prevista para 2007. A Agência Espacial Brasileira (AEB) também quer licitar, ainda em 2006, obras de melhoria da infra-estrutura da base de Alcântara. Segundo Sérgio Gaudenzi, presidente da AEB, serão investidos R$ 600 milhões em quatro anos.