Título: STF proíbe uso de dados sigilosos de empresário
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2006, Nacional, p. A13

Depois de ter encaminhado à CPI dos Bingos atestado médico dizendo que não poderia depor porque estava com torção no dedão do pé, o empresário Roberto Carlos Kurzweil obteve ontem o aval do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, para impedir que a comissão use dados de seu sigilo bancário, fiscal e telefônico.

Jobim determinou ao presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), que não receba essas informações. Decidiu, ainda, que caso os documentos já estejam na comissão, a CPI "se abstenha de utilizá-los, devendo permanecer lacrados e sob sua custódia até nova decisão do tribunal".

Kurzweil está sendo investigado porque teria ajudado no recebimento dos U$S 3 milhões supostamente doados por Cuba à campanha de Lula em 2002. Ele é dono da locadora que cedeu o Ômega e o motorista Éder Eustáquio Macedo, que transportou o dinheiro de Campinas a São Paulo. Em depoimento à CPI, anteontem, Éder deu credibilidade à informação ao entrar várias vezes em contradição.