Título: PT rebate prefeito e diz que ele age como candidato
Autor: Raquel Massote
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/01/2006, Nacional, p. A13

O PT respondeu ontem às acusações do prefeito de São Paulo, José Serra, que apontou uso da máquina pública pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer campanha eleitoral. "Parece que o prefeito não tem examinado sua própria administração. Age como se fosse candidato todo o tempo, e com o agravante de que está na Prefeitura há pouco mais de um ano", reagiu o presidente do PT, Ricardo Berzoini.

"A cidade parece um canteiro de obras. Há placas de propaganda até de obras não iniciadas", acrescentou o presidente do PT paulistano, Paulo Fiorillo. "A administração de Serra é pautada pela propaganda. Uso da máquina é o que ele faz."

Para Berzoini, se comparados os comportamentos de Lula e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o presidente tem sido "até comedido".

O PT nacional disponibilizou em seu site um balanço do primeiro ano de gestão de Serra, preparado pela bancada na Câmara Municipal e apresentado no ano passado. Com críticas duras ao prefeito, o texto foi retirado do ar horas depois, à tarde. A justificativa do PT foi de que o documento fora divulgado por engano, já que se referia a 2005.

Em sintonia com uma cobrança de Lula, que espera do PT a largada para a reeleição mesmo sem se declarar candidato, a legenda lançou campanha de mobilização nos Estados para reforçar o apoio à candidatura do presidente.