Título: Alckmin diz que vai se licenciar para viajar
Autor: Raquel Massote
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/01/2006, Nacional, p. A13

Preocupado em não ser acusado de uso da máquina administrativa durante sua pré-campanha à Presidência, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou ontem que vai se licenciar do cargo toda vez que viajar durante a semana - como fez na segunda-feira, quando esteve no Recife.

"É um cuidado que nós temos, que é a separação absoluta entre o público e o privado", disse Alckmin, que de manhã visitou as obras da linha 2 do Metrô e depois aproveitou para fazer um rápido corpo-a-corpo.

A decisão do governador foi tomada após o entendimento de seus assessores de que as viagens devem ser intensificadas no próximo mês, para que ele consiga percorrer todos os Estados. Aliados afirmaram que Alckmin quer garantir o apoio de líderes regionais e, com isso, reduzir o peso das pesquisas eleitorais, que hoje põem o prefeito José Serra como favorito na disputa interna do PSDB.

Ontem, o governador disse estar satisfeito com o resultado das primeiras visitas fora de São Paulo. Amanhã, ele vai tirar mais uma licença para ir até o Rio de Janeiro. Sua agenda prevê eventos em Macaé e na Baixada Fluminense.

Alckmin negou, no entanto, que sua programação e as viagens tenham o objetivo de reverter o impacto das pesquisas. "Não tenho nenhuma pretensão de mudar as pesquisas. Pesquisa você só muda na época da campanha", argumentou ele. "Isso é mais um trabalho de ouvir o partido, conversar com o partido, expor idéias."

Ele também deu pouca importância ao fortalecimento do presidente Lula nas pesquisas. "Muito provavelmente Lula vai estar no segundo turno. Agora, daí para ganhar a eleição vai uma viagem", comentou.