Título: Serra vê Aécio e prega contra reeleição
Autor: Raquel Massote
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/01/2006, Nacional, p. A13

O prefeito de São Paulo, José Serra, um dos pré-candidatos do PSDB à Presidência, disse ontem, ao sair de encontro com o governador mineiro, Aécio Neves, que é favorável ao fim da reeleição. "Por mim, acabaria com a reeleição, pois acho que no Brasil ela não deu certo." Aécio defende a mesma proposta.

Serra não deu importância à avaliação de analistas de pesquisas, de que a imagem do presidente Lula está melhorando, enquanto caem as intenções de voto em seu nome. A análise se baseia na pesquisa Ibope/IstoÉ divulgada este mês e na da CNI/Ibope de dezembro. "Acho que pesquisa a gente nunca pode dizer que chegou no limite de nada. É temerário", afirmou.

Ele voltou a acusar Lula de se aproveitar do cargo para fazer campanha, dizendo que sua rotina de viagens nos últimos meses não pode ser comparada à agenda de Fernando Henrique Cardoso em 1998. Observou, ainda, que não se lembra de ter visto rejeição tão alta quanto a que Lula registrou na última pesquisa Ibope, acima de 30%.

Aécio e ele reforçaram as críticas ao desempenho econômico do País. Serra disse que em 2005 só o Haiti foi pior no continente. "O Brasil ficou atrás de todo mundo. Este governo está tendo o melhor céu de brigadeiro que um governo brasileiro teve depois da 2ª Guerra. Apesar disso, a economia e o emprego têm tido um comportamento medíocre."

Para Aécio, o baixo crescimento será o grande teste de Lula na campanha. "Não haverá mais espaço para o Lula messiânico, que prometia o céu aqui na terra. Nós devemos ter muito pé no chão para compreender que ele será sempre um candidato competitivo. Mas nós do PSDB nunca tivemos uma chance tão concreta e tão consistente de vencer as eleições."

Depois de falar com Aécio, Serra visitou o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT). Os dois discutiram o acordo firmado pelo município com o Estado na área de saneamento.