Título: Morrem 4 brasileiros a caminho de Caracas
Autor: Alex Capella
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/01/2006, Nacional, p. A14

Quatro estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) morreram e 25 ficaram feridos ontem em um acidente de ônibus no Peru, a caminho do Fórum Social Mundial, que se realiza em Caracas, na Venezuela. Por volta das 2h10, o motorista, que transportava 40 estudantes, perdeu o controle da direção e o veículo tombou à beira de um penhasco, na região da Curva del Cura, próximo de Arequipa, no sul do Peru.

O grupo deixou Belo Horizonte na quinta-feira e deveria ter chegado a Caracas no domingo. Por causa das condições ruins das estradas, o tempo da viagem aumentou. Segundo o coordenador do Diretório Central dos Estudantes da UFMG, Lucimar Pacheco, um dos organizadores da viagem, o ônibus seguiria por rodovias brasileiras, em direção à região Norte, mas o plano teve de ser revisto.

"Fomos desaconselhados a viajar pelas rodovias brasileiras, pois, após Porto Velho, não há estradas e é preciso pegar balsa até a Venezuela", disse Pacheco. Por isso, explicou ele, o roteiro passou a incluir Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, margeando o Oceano Pacífico.

Os estudantes fretaram o ônibus na Soleminas Turismo e Excursões, de Belo Horizonte. De acordo com o responsável pelo fretamento, Marcos Lúcio Araújo, a mudança no trajeto se deu após consultas a operadoras de turismo de São Paulo e do Rio.

"Optamos pela rota mais segura, mas o motorista não conseguiu evitar o acidente", disse Araújo. De acordo com informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o ônibus estava com a documentação em dia e tinha licença para fazer o percurso.

SOCORRO

Dos 42 ocupantes do ônibus - 40 estudantes e 2 motoristas -, morreram Pedro Coelho D'Avila Correa, do curso de Ciência da Computação; Roberto Tadeu de Melo Barbosa, de Engenharia de Produção; Taís Palmerston, de Odontologia; e Thiers Bretãs, de Geografia.

A maior parte dos 25 feridos sofreu traumas nas pernas e braços. Eles foram atendidos nos hospitais de Arequipa, Honorio Delgado e Yanahuara. A situação mais grave é a de Lucas Mota Hauck, que será submetido a cirurgia na bacia. Rodrigo de Oliveira, que integrava o grupo, desceu antes, em Cuzco, e escapou do acidente.

Estudante de Comunicação Social, Marina Utsch relatou ter vivido momentos de angústia até a chegada do socorro. "Demorou muito. Os estudantes tiverem de socorrer uns aos outros", contou. "A curva era acentuada e mal sinalizada."

O secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, que está na Venezuela para o Fórum Social, abandonou o evento e passou o dia tomando providências relacionadas ao acidente.

Em Belo Horizonte, a diretora de Relações Internacionais da UFMG , Sandra Almeida, e o médico Bruno Sanches, do Hospital das Clínicas, informaram que seguirão hoje para Arequipa, na região do acidente.