Título: GE de Minas vira plataforma de exportação de locomotivas
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/01/2006, Economia & Negócios, p. B6

Trinta unidades devem ser vendidas para Colômbia e outros países

BELO HORIZONTE

O aquecimento do mercado mundial de ferrovias fez com que a General Electric Rail, divisão ferroviária da GE, transformasse sua unidade industrial de Contagem (MG) em plataforma de exportação de locomotivas de última geração. As primeiras seis máquinas produzidas foram embarcadas para a Colômbia em dezembro.

A carteira de pedidos inclui ainda dez locomotivas para a África do Sul, quatro para a Jordânia e quatro para o mercado doméstico. Além de vagões, as locomotivas vão puxar os sonhos dos operários que tiveram a vida transformada com a conquista de empregos.

Pela previsão da GE Rail, até 2007 cerca de 30 locomotivas deverão ser exportadas. Para honrar os compromissos, a empresa contratou no ano passado cerca de 150 operários, entre temporários e trainees. Desse grupo, 30 já foram efetivados.

Para este ano, dependendo da demanda, outros 100 trabalhadores devem ganhar a oportunidade de embarcar na produção de locomotivas de carga da fábrica mineira. Hoje, a GE tem cerca de 500 empregados.

O técnico ferroviário Roberto Costa, de 20 anos, no mês que vem vai estampar no peito o crachá de funcionário da GE Rail. Integrante do programa de trainees, iniciado em 2005, ao custo de R$ 300 mil, o jovem será efetivado pela empresa.

"Entrei com a expectativa de aprender mais sobre a manutenção e a produção de locomotivas. Agora, vou ter a felicidade de ser contratado", diz.

O montador de bobinas Carlos Henrique da Silva, de 22 anos, teve duas passagens pela GE Rail como temporário, em 2003 e 2004. No ano passado, porém, voltou à empresa e ganhou emprego fixo.

A confiança na manutenção da produção é tanta que o operário já faz planos para a futura família. "Não tinha como marcar a data do casamento. Com o emprego, decidi casar em maio", revela.

Casado e com três filhos, faltava a Paulo Gentil, de 31 anos, um emprego que garantisse conforto maior para a família. Depois de ter atuado no comércio, teve a oportunidade de trabalhar no almoxarifado da GE Rail.

"Trabalhava no comércio, mas sempre tive vontade de conseguir vaga na GE. Essa oportunidade apareceu e agora trabalho onde sempre sonhei e posso garantir um futuro melhor para meus filhos", diz.

No ano passado, 50% da receita da GE Rail no Brasil veio da produção de locomotivas e 45% de serviços. Para este ano, a expectativa é atingir 75% do faturamento com a venda de máquinas de menor potência (abaixo de 3.000 hp). Locomotivas acima dessa potência são produzidas nos EUA.

O grupo decidiu ampliar a fábrica de Contagem que, a partir de 2007, terá capacidade para produzir até 36 locomotivas por ano, informa o diretor financeiro da empresa, Fábio SChettino. O ciclo de fabricação de uma máquina que custa cerca de US$ 2 milhões é de 10 a 12 meses.