Título: Nos 6 meses da morte de Jean, uma homenagem musical
Autor: Paula Leite
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/01/2006, Internacional, p. A19

Cantora lança música falando do brasileiro morto no metrô de Londres

Descendente de escoceses e sul-africanos, a cantora e compositora britânica Marcina Arnold lança hoje uma musica em memória do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto há seis meses na estação de metrô de Stockwell, sul de Londres, pela polícia britânica, que o confundiu com um terrorista. A cantora, que já tocou com músicos consagrados como Jamiroquay e outros artistas, prepara-se para lançar seu segundo álbum. Em entrevista ao Estado, a cantora, moradora do bairro de Jean Charles, diz que a historia dele é também a dela, dos usuários de transporte público e de todos os moradores de Londres.

Na música, Marcina fala do clima de tensão das ruas, principalmente na região de Stockwell. Uma região marcada pelos guetos dos conjuntos habitacionais do governo que sofrem vigilância constante. A falta de preparo da polícia em coibir a ação de um potencial terrorista enche ainda mais de apreensão os moradores de Londres. Todos agora são um alvo em potencial.

Marcina diz ainda que "Todos os dias nas ruas se pára e faz busca em toda juventude, licença para vibrar, licença para deixar rolar a emoção, licença para matar, nas ruas o estrondo ensurdecedor e aterrorizante, sete tiros na cabeça, um homem inocente está morto / não se pode distinguir a mentira da verdade hoje em dia, quando se mata um brasileiro no trem. Definitivamente não era um homem com um arsenal, apenas um eletricista no seu dia-a-dia, não era um muçulmano com uma bomba suicida, parece que ele nem corria. Achar a verdade, procurar a verdade, achar a paz, procurar a paz / não se pode distinguir a mentira da verdade hoje em dia, o mundo está ficando estranho".

O lançamento da musica inédita sobre o caso Jean Charles ocorrerá em um show com percussionistas brasileiros da Ere Afro Samba na estação de Stockwell no domingo do aniversário de seis meses do ataque ao jovem brasileiro. Estarão presentes também a advogada de Jean, Gareth Pierce e a ativista de direitos humanos Bianca Jagger.