Título: Do alto de uma árvore, protesto contra o INSS
Autor: Rodrigo Gallo
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/01/2006, Economia & Negócios, p. B6

O aposentado João Karcke, de 72 anos, escalou uma árvore de 20 metros, na manhã de ontem (24), em Jundiaí, para protestar contra a demora do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de conceder aposentadoria à sua mulher, requerida há mais de dois anos. Quase no topo da árvore, ele se acorrentou ao tronco para dificultar o resgate.

O Corpo de Bombeiros enviou 3 viaturas e 9 homens ao local. Uma plataforma aérea elevou dois policiais à altura de 18 metros, mas foi preciso cortar alguns galhos para convencer o aposentado a descer. Ele foi aplaudido por alguns moradores. Depois de ser examinado no Hospital São Vicente, foi levado para o 1º. Distrito Policial. O delegado Fernando Manoel Bardi entendeu que não houve crime.

O INSS informou que Karcke entrou com pedido da aposentadoria da esposa, Geralda Maria de Oliveira Karcke, de 68 anos, em outubro de 2005, mas não juntou a documentação necessária para comprovar o tempo de serviço. Ele alega que os documentos, inclusive declarações de que a mulher trabalhava na roça, já foram entregues. Foi o terceiro protesto dele.