Título: Aposentados querem mudanças nos reajustes
Autor: Rodrigo Gallo
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/01/2006, Economia & Negócios, p. B6

Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aproveitaram as comemorações do Dia do Aposentado, ontem, para iniciar a campanha nacional da categoria. Além de exigir o fim das filas nas agências da Previdência, eles pedem mudanças na forma de reajuste das aposentadorias.

Pela lei, nenhum aposentado pode receber benefício inferior ao salário mínimo, hoje de R$ 300. Sendo assim, o aumento anual desses vencimentos acompanha o reajuste do mínimo. Mas as aposentadorias que ultrapassam esse valor são reajustados por índices menores, causando achatamento na renda dos aposentados.

No lançamento da campanha, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) reuniu cerca de 500 pessoas em frente à sede do INSS, no centro de São Paulo, para reivindicar a recomposição das aposentadorias e do poder de compra da categoria. Em seguida, os manifestantes, usando nariz de palhaço, caminharam até a quadra do Sindicato dos Bancários.

Segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) feita a pedido da CUT, 15 milhões dos 24 milhões de aposentados recebem até um salário mínimo. O restante, mais de 60% do total, seria beneficiado pela mudança no cálculo do reajuste.

PROTESTO

Em protesto contra a demora da liberação do benefício da esposa, um aposentado de 72 anos se acorrentou a uma árvore em frente à agência do INSS de Jundiaí (SP). Ele queria chamar a atenção dos servidores e acabou reunindo uma multidão. No final, foi retirado da árvore pelos bombeiros.

A Força Sindical aproveitou a data para reinaugurar a sede do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas na Rua do Carmo, centro de São Paulo. Políticos e sindicalistas fizeram discursos defendendo a recomposição do poder de compra dos segurados do INSS. O presidente da central, Paulo Pereira da Silva, defendeu o reajuste integral das aposentadorias com valor superior ao mínimo.