Título: Relator vai analisar pareceres de Mentor
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2006, Nacional, p. A12

Três pareceres preparados pelo escritório de advocacia do deputado José Mentor (PT-SP) para o escritório do advogado Rogério Tolentino, sócio do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, pelos quais foram pagos R$ 120 mil, estão sendo analisados pelo relator do processo de cassação de mandato do petista no Conselho de Ética, Edmar Moreira (PFL-MG). O relator pedirá a Mentor que justifique o valor cobrado pelos estudos.

Na análise dos documentos, que somam 56 páginas, Moreira estranhou que dois pareceres tenham quatro páginas exatamente iguais, citando estudo da professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Edmar Moreira registrou ainda que, no segundo parecer, quatro páginas são dedicadas à reprodução do artigo 7º da Constituição Federal.

Mentor está sendo processado no Conselho de Ética por recomendação das CPIs dos Correios e do Mensalão e da Mesa Diretora da Câmara. No relatório das CPIs, ele é apontado como um dos suspeitos de envolvimento com o valerioduto, já que os R$ 120 mil recebidos por seu escritório foram pagos por Rogério Tolentino e pela agência 2S, de Marcos Valério. O deputado petista argumenta que os recursos são pagamento pelos serviços prestados e que não há caixa 2 porque "o dinheiro tem origem e destino conhecidos e foram pagos impostos sobre ele".

Edmar Moreira não está convencido, no entanto, da conveniência dos pareceres. Acha os estudos superficiais e repetitivos e quer ouvir os argumentos de Mentor. O deputado depôs por mais de cinco horas na última terça-feira e voltará ao Conselho de Ética na semana que vem.