Título: Conselho aprova relatório pela cassação de Wanderval
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2006, Nacional, p. A12

Placar foi de 10 a 3; deputado promete ir ao STF para anular processo

Por 10 votos a 3, o Conselho de Ética da Câmara aprovou ontem o relatório que recomenda a cassação do deputado e ex-bispo da Igreja Universal Wanderval Santos (PL-SP). O deputado anunciou que vai pedir a anulação do processo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e disse que, se preciso, irá ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O argumento do parlamentar é que o relator Chico Alencar (PSOL-RJ) o condenou por fatos que não estão na denúncia ao conselho. A representação original pede a condenação de Wanderval porque um assessor seu sacou R$ 150 mil do caixa 2 de Marcos Valério.

" O conselho julgou fatos que não estão na representação", disse o advogado de Wanderval, Marcelo Bessa. O processo irá segunda-feira à Mesa Diretora, que marcará a data para votação em plenário, mas terá de aguardar decisão da CCJ.

Wanderval disse que seguia ordens do ex-deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ) e nem sabia do saque feito por seu funcionário. O argumento, no entanto, embasou o pedido de condenação. Para Chico Alencar, Wanderval tem responsabilidade porque submeteu seu mandato a Rodrigues. Marcelo Bessa reagiu: "Se o deputado terceirizou ou não o mandato não é objeto da acusação."