Título: 'Os incomodados tenham paciência pois vou viajar mais'
Autor: Wilson Tosta
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2006, Nacional, p. A4

Lula diz que colhe frutos de seu governo e reclama: ¿O que as pessoas não querem é que eu colha¿

O presidente Lula mandou ontem um recado à oposição: pretende intensificar a agenda de inaugurações sem medo das acusações de que atua como candidato. "As pessoas que estão incomodadas com as minhas viagens tenham paciência porque eu vou viajar muito mais", disse Lula, no final de rápida entrevista na saída de sua visita ao Inmetro, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Para o presidente, é natural que a oposição classifique como eleitoreiras as viagens que tem feito para anunciar ações do governo, mas não admitiu que já trabalhe pela reeleição.

"A cultura política do Brasil sempre foi essa. Quem está no governo não pode estar preocupado com essas críticas", disse o presidente. "Na verdade, os adversários que já estão em campanha gostariam que o presidente da República ficasse trancado dentro do gabinete."

Mas, num sinal de que já se prepara para o embate eleitoral, o presidente apressou-se em trocar a frase "não sou candidato" por "não estou candidato", ao responder sobre os motivos que o levam a adiar a decisão de concorrer a um novo mandato. "Só tenho que decidir no momento certo. O partido só tem convenção em junho. Por que eu teria que deixar de governar para entrar em campanha? Eu vou governar o País." Aos críticos de sua postura, repetiu: "Tenho que governar o Brasil, é para isso que fui eleito. Estou no último ano de mandato, nós plantamos um pomar e agora estamos colhendo os frutos. O que as pessoas não querem é que eu colha", disse Lula, citando como exemplo a ponte entre o Brasil e o Peru que deve inaugurar hoje no Acre.

IBOPE

O presidente não quis comentar a última pesquisa do Ibope, na qual lidera todas as simulações de intenção de voto, empatando tecnicamente somente com o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB). "Não me preocupo com pesquisa. Há muitos anos que não falo de pesquisa, nem quando estou bem, nem quando estou mal. Pesquisa é uma fotografia que você tira uma vez e aparece de um jeito e na outra aparece de outro jeito", desconversou.

Lula visitou as instalações do centro técnico do Inmetro, onde foram investidos US$ 400 milhões pelo governo federal, ao lado dos ministros do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Entre os laboratórios que conheceram está o de gôniofotometria, que tem moderno equipamento para a aferição de lâmpadas. Diante do presidente do instituto, João Jornada, e de uma platéia de funcionários, Lula foi aplaudido ao prometer criar até março um plano de cargos e salários para os servidores da instituição. Ele anunciou que deve fazer o mesmo em breve com a Embrapa.