Título: PSDB aciona Justiça contra 'propaganda antecipada'
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2006, Nacional, p. A5

O PSDB protocolou ontem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quatro representações acusando o presidente Lula de fazer campanha eleitoral antecipada. Segundo os tucanos, Lula está transformando cerimônias oficiais em comícios e tem de ser multado.

Um dos fatos questionados pelo PSDB foi o discurso na inauguração da ponte que liga o Brasil ao Peru, no Acre, sábado, que seria propaganda eleitoral extemporânea. Lula disse: "Nós fizemos, em poucos anos, para a integração da América do Sul, mais do que tantos em um século." O presidente também agradeceu ao governador Tião Viana abaixo-assinado pedindo que se candidate.

Outra representação contesta cerimônia de assinatura de convênios para saúde no Rio, dia 20, quando Lula criticou o prefeito de São Paulo, José Serra. Outro fato questionado pelo PSDB também ocorreu dia 20, na entrega de medalha comemorativa dos 30 anos do Inmetro, na qual Lula comparou sua administração às anteriores.

Na última representação, os tucanos questionam a distribuição, no início do mês, de mais de um milhão de exemplares de publicação sobre as realizações da administração federal.