Título: 'Incomodo por ter idéias próprias'
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2006, Nacional, p. A5

José Serra, prefeito de São Paulo e um dos principais nomes do PSDB para disputar a cadeira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem que desagrada aos opositores porque tem idéias próprias. "Incomoda muita gente que eu tenha idéias próprias na vida pública", afirmou. "Imagina se souberem que eu também tenho idéias próprias nesse setor", prosseguiu Serra, ao anunciar a construção da Praça das Artes, durante as comemorações dos 452 anos da cidade de São Paulo.

No discurso, dessa vez se referindo diretamente a Lula, Serra disse que o presidente "faz a pregação da deseducação". Foi uma crítica à posição do presidente, que se colocou contrário à realização de concursos para preenchimento de cargos na administração pública.

"É um mito que as pessoas não querem se informar, não querem estudar", acrescentou Serra, adiantando que pretende construir salas de leitura em Cidade Tiradentes, bairro populoso da zona leste. "Na campanha, inclusive, as pessoas pediam (as salas de leitura)."

Mais tarde, em rápida entrevista, o prefeito não quis listar quem seriam as pessoas incomodadas com as suas idéias. "Às vezes, fazem críticas a mim, dizendo 'o Serra tem idéias próprias'. Acho engraçado, mas não é algo que me incomode", comentou. Diante da insistência dos repórteres sobre os autores das críticas, Serra afirmou apenas que se referia ao que "lê no jornal, ouve falar". Mas ressalvou que nunca ouviu a crítica de Lula.

O prefeito indicou, também, que a definição do PSDB sobre a escolha entre ele e o governador Geraldo Alckmin para disputar as eleições presidenciais deve ficar para março, mês do seu aniversário. "Estamos no aniversário da cidade, não no meu. No dia 19 de março, a gente pode falar a meu respeito", comentou.

Junto com Alckmin, Serra participou de três eventos em comemoração ao aniversário de São Paulo. Com os dois pré-candidatos, as cerimônias mais pareciam atos de campanha eleitoral. O prefeito e o governador fizeram questão de enumerar suas últimas realizações na cidade. Em discurso, Serra falou de suas obras. Alckmin o fez durante entrevista.