Título: Dirceu chama Alckmin de cara-de-pau
Autor: Roldão Arruda
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2006, Nacional, p. A7

Convidado por uma associação empresarial para falar sobre integração latino-americana no Fórum Social Mundial, o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, recebeu ontem um grupo de jornalistas no suntuoso hotel Meliá, onde está hospedado, e conversou sobre América Latina, economia e política, empolgando-se ao abordar as próximas eleições brasileiras. A seguir, alguns trechos da conversa.

CANDIDATURA LULA

"O presidente Lula está certo de só falar de campanha a partir de junho. São os adversários que desejam que ele se decida logo. Lula é presidente da República, não candidato à reeleição. O PT também gostaria. É preciso lembrar que partido e governo têm prioridades diferentes."

POSSÍVEL 2º MANDATO

"É evidente que o Lula vai tratar de questões que não conseguiu tratar no primeiro. Já foram criadas condições que permitem um maior investimento em infra-estrutura e no social. Pode criar mais empregos, fazer a reforma administrativa, avançar mais na questão da segurança pública, na educação. Até o fim de seu mandato o Lula terá criado cinco milhões de empregos formais, e pode criar mais no segundo mandato."

SERRA

"O Serra tem uma personalidade que um amplo setor da elite, que é tucana, não aceita. Isso não quer dizer que ele seja de esquerda. Basta ver o governo que ele está fazendo em São Paulo, com uma visão privatista da saúde e da educação."

ALCKMIN

"Não merece ser presidente da República, se você considerar os seis anos de governo dele em São Paulo. É muita cara de pau dele criticar a política de segurança pública de Lula. O que o Alckmin fez nessa área foi um verdadeiro fracasso".

GAROTINHO

"O Garotinho não vai ser candidato. O PMDB já inviabilizou a candidatura dele."