Título: Só 2% dos alunos do Bolsa-Família têm faltas
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2006, Nacional, p. A9

O último levantamento da freqüência escolar das crianças beneficiadas pelo Bolsa Família detectou que só 2%, 298 mil alunos, tiveram mais de 15% de faltas não justificadas. As famílias dessas crianças podem ser tiradas do programa, se for provada negligência, mas o Ministério do Desenvolvimento Social já descobriu que em pelo menos 6,8 mil casos a culpa pelas faltas é da violência.

Segundo a secretária de Renda e Cidadania do ministério, Rosani Cunha, a causa mais comum é a escola estar fechada por conta da violência na região. Também há casos de crianças impedidas de sair de casa por ameaças.

"Precisamos de estratégias as mais completas possíveis para alcançar essas famílias", disse Rosani. "Essas informações nos ajudam a identificar os problemas que enfrentam." O levantamento ainda verificou que 815 adolescentes deixaram de ir à escola por estarem grávidas.

Este foi o quarto levantamento de freqüência de alunos do Bolsa Família, uma das exigências feitas às famílias beneficiadas. A fiscalização começou a ser realizada em outubro de 2004.

Na primeira verificação, 69,2% dos municípios responderam o pedido de informações do Ministério da Educação. A partir daí, os que não enviavam os dados passaram a perder o acesso a programas de transferência voluntária, como convênios de reforma de escolas ou compra de transporte escolar.

Desta vez, 99,7% das prefeituras informaram a situação dos alunos entre agosto e setembro - 13,3 milhões de crianças são atendidas, segundo o ministério. Apenas 15 cidades não o fizeram, somando 16.212 alunos. Duas em São Paulo: São João das Duas Pontes, com 156 estudantes, e Tuiuti, com 247.